“MOSTRA CINEMA CONQUISTA” ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS, CONFERÊNCIAS E CURSO.

De 5 a 9 de outubro, a Mostra Cinema Conquista- Ano 6 vai promover, além da exibição de 50 filmes de curtas, médias e longas metragens, atividades acadêmicas diversificadas, com a presença de renomados estudiosos e profissionais do meio audiovisual. O público vai ter acesso a discussões e conhecimentos teóricos e práticos relacionados à arte cinematográfica no Brasil e no mundo, em três conferências, duas oficinas e um curso, que acontecem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb. As inscrições para essas atividades são gratuitas e estão abertas, até o dia 30 de setembro, no site do evento (www.mostracinemaconquista.com.br). Você que quer participar, fique atento, pois as vagas são limitadas.

As conferências serão realizadas no Teatro Glauber Rocha, de 06 a 08 de outubro, e buscam ampliar o espaço de diálogo entre realizadores, pesquisadores, críticos e espectadores. Os temas são “Tecnologia e videoarte”, com o vídeo-artista e videomaker, Éder Santos; “Por que crítica e público nunca se entendem?”, com o jornalista, professor, escritor e crítico de cinema, Celso Sabadin; e “Deleuze e o Cinema: A Imagem-Movimento”, com o filósofo, escritor e professor, Auterives Maciel.

As oficinas e cursos aproximam o público em geral do fazer cinematográfico e acontecem nos auditórios e salas da Uesb, entre os dias 05 e 09 de outubro. As oficinas são: “Sons para imagens e imagens para sons”, que tem como público- alvo profissionais da música e do audiovisual e será ministrada pelo músico e instrumentista, Paulo Santos; e “Pixilation: princípios e recursos para animação experimental”, destinada principalmente a estudantes de cinema, audiovisual e áreas afins, que será conduzida pelo professor e coordenador do Curso de Animação da Barros Melo (Recife), Leonardo Castro. O jornalista e crítico de cinema, João Sampaio, vai ministrar o curso “Fruição e crítica cinematográfica”. Cada pessoa só pode se inscrever em uma oficina ou curso.