“GRAVIDADE”: US$ 100 MILHÕES EM NOVE DIAS.

Gravidade e Capitão Phillips lideraram a semana com ótimos números. Esta foi a boa notícia. A má noticia é que somente três filmes – os dois líderes e Tá Chovendo Hamburguer 2 – faturaram mais de US$ 4 milhões. Os Top 10 faturaram juntos US$ 105 milhões, menos 10% do que o mesmo fim de semana do ano passado. O público mais fiel, que inclui os adolescentes e aqueles com menos de 25 anos, parece ter se desinteressado dos cinemas. Ou simplesmente do cardápio de filmes oferecidos. A esperança é que, na semana que vem, Carrie – A Estranha os traga de volta.
Gravidade ultrapassou a marca dos US$ 100 milhões no sábado, seu nono dia de exibição, totalizando US$ 123.399 milhões em 10 dias.
O filme de Paul Greengrass sobre os piratas da Somália – Capitão Phillips – reverteu a má fase de bilheteria de Tom Hanks, mas Machete Mata, de Roberto Rodrigues, estrelando Mel Gibson, naufragou. As previsões seriam de que o filme, que tem um grande elenco, faturasse entre US$ 8 e US$ 10 milhões. Não chegou nem a US$ 4 milhões.
Com isso, a soma das 12 mais (US$ 108.2 milhões) também ficou 10% abaixo de 2012. No total, os 46 filmes em cartaz faturaram juntos US$ 116.160.487, menos 8,2% do que na semana passada. Mas no geral, nem tudo está perdido. Até 13 de outubro as bilheterias 2013 somam US$ 8,477,273,340 contra US$ 7,749,610 em 2012 à mesma altura. Ainda estamos no lucro. Acompanhemos a semana.

1. Gravidade – Está na segunda semana e manteve a primeira posição. Faturou US$ 44,265,000 (-21%) em 3660 cinemas (+85) com uma MPS (média por sala) de US$ 12,094. Totaliza US$ 123,400,000. O que foi mais sensacional neste resultado foi que a bilheteria caiu apenas 21% da 1ª para a 2ª semana. O que nos faz concluir que o boca a boca foi muito forte.
A responsável pelo milagre foi a expansão do público para além do público alvo de adultos, atraindo também os adolescentes. Que por sua vez foram atraídos pelo 3D e pelas salas Imax (mais uma vez, 20% da bilheteria veio do formato). As salas Imax arrecadaram US$ 9 milhões no fim de semana, o segundo melhor fim de semana da história da exibidora, e já totalizam US$ 26,5 milhões. Não há dúvida que o filme já é um “filme evento” no jargão cinematográfico. A queda insignificante de bilheteria de Gravidade sugere que o filme deverá continuar faturando pelo menos US$ 10 milhões por semana até o fim de novembro. Ao que tudo indica chegará pelo menos aos US$ 250 milhões, ou mesmo US$ 300 milhões, ou mais, nas bilheterias domésticas.
2. Capitão Phillips – Estreia – Nota Cinemascore: A. Contagem Metacritic: 83% de críticas positivas. Nota Facebook: C-. Nota Twitter: B – Faturou US$ 26,000,000 em 3020 cinemas com uma MPS de US$ 8,609. Elogiado pela crítica, o filme de Tom Hanks acabou recebendo uma nota A do público pesquisado pela Cinemascore (Gravidade recebeu um A-) e estreou melhor que seu semelhante Argo (US$ 19.5 milhões) no ano passado.
Capitão Phillips, baseado em fatos reais, custou US$ 55 milhões e atraiu um pouco mais (52%) homens do que mulheres, com 60% deles com idade acima de 35 anos. A boa bilheteria deverá avalizar suas pretensões ao Oscar. O Capitão Phillips de Tom Hanks é na vida real o capitão do navio Maersk Alabama, sequestrado pelos piratas da Somália, e tem grandes chances de quadruplicar sua bilheteria de estreia e superar os US$ 100 milhões nas bilheterias domésticas. Como Gravidade, tem grandes chances de uma vida longa até o fim de novembro (Thanksgiving), quando começa a temporada das grandes estreias de fim de ano.
3. Tá Chovendo Hamburguer 2 – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou US$ 14,200,000 (-32%) em 3824 cinemas (-127) com uma MPS de US$ 3,665. Totaliza US$ 78,037,000.
Vai muito bem, obrigado. Perdeu um pouco menos de bilheteria do que os filmes anteriores na 3ª semana, e sua bilheteria quase empata com a do filme anterior, muito mais caro. Naturalmente, favorecido pelo fato de ser o único filme infantil em cartaz.
4. Machete Mata – Estreia – Nota Cinemascore: B-. Contagem Metacritic: 42% de críticas positivas. Nota Facebook: B . Nota Twitter: C+. Faturou US$ 3,797,000, com uma MPS de US$ 1,496.
Junto com Capitão Phillips foi a única outra estreia wide da semana, mas não se deu tão bem. Faturou apenas US$ 3.8 milhões, a pior estreia do diretor Robert Rodriguez. Com um grande elenco liderado por Danny Trejo, Mel Gibson e Michelle Rodriguez recebeu uma nota B- na pesquisa CinemaScore, contando ainda com Charlie Sheen (creditado como Carlos Estevez), Lady Gaga, Antonio Banderas e Cuba Gooding Jr. Não deve ficar muito mais tempo entre as Top 10.
5. Aposta Máxima – Está na segunda semana e caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 3,725,000 (-52%) em 3026 cinemas (igual) com uma MPS de US$ 1,231. Totaliza US$ 14,114,000. Uma queda de mais de 50% sobre uma bilheteria de estreia fraca resultou numa bilheteria muito baixa para a 5ª colocação, e, sobretudo muito aquém do que seria de se esperar da dupla Justin Timberlake e Ben Affleck. A bilheteria final deverá ficar em torno dos US$ 20 milhões – uma grande decepção para todos os envolvidos.
6. Os Suspeitos – Está na quarta semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 3,665,000 (-36%) em 2855 cinemas (-381), com uma MPS de US$ 1,284. Totaliza US$ 53,620,000. Sendo mais um filme destinado ao público adulto, que se orienta pela crítica, o thriller estrelado por Hugh Jackman vem sobrevivendo graças a um bom boca a boca. Como custou menos de US$ 60 milhões e deverá ficar em cartaz por mais algumas semanas vai se pagar em casa. Mas a carreira internacional, ainda não iniciada, deverá igualar à doméstica.
7. Sobrenatural: Capítulo 2 – Esta na 5ª semana e subiu da 8ª para a 7ª posição. Faturou US$ 2,650,000 (-32%) em 2156 cinemas (-451), com uma MPS de US$ 1,229. Totaliza US$ 78,447,000. Vem se segurando muito melhor que a maioria dos filmes de terror, e subir uma posição na 5ª semana não é comum. Semana que vem o filme da dupla Jason Blum / James Wan enfrenta Carrie –A Estranha, mas já terá dito para que veio.
8. Rush: No Limite da Emoção – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 8ª posição. Faturou US$ 2,364,000 (-47%) em 2130 cinemas (-178), com uma MPS de US$ 1,100. Totaliza US$ 22,202,000.
A rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt não é um tema muito atraente para o público norte-americano e o filme de Ron Howard não deverá ir muito além dos US$ 30 milhões. Felizmente o mercado internacional gosta do assunto.
9. Como Não Perder Esta Mulher – Está na 3ªsemana e caiu da 6ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2,340,000 (-47,2%) em 1996 salas (-426) com uma MPS de US$ 1,172. Totaliza US$ 20,141,000.
Comparando, o filme anterior estrelado por Gordon-Levitt, 50%, estreou com US$ 8,644,095 e chegou aos US$ 35,014,192 depois de 13 semanas em cartaz. Se o mais novo Don Juan chegar até lá, poderá faturar a mesma coisa.
10. Baggage Claim – Está na 3ª semana e caiu da 7ª posição para 10ª. Faturou US$ 2,075,000 (-49%) em 1320 cinemas (-910), com uma MPS de US$ 1,572. Totaliza US$ 18,272,000. Lançamento wide, esta comédia afro-americana está encolhendo rapidamente. Deverá perder mais salas na semana que vem e sair dos Top 10.

Independentes

Gravidade e Capitão Phillips estão disputando o público adulto com o cinema independente, e levando a melhor. Nenhuma das oito estreias indies da semana fez mais de US$ 8,000 por sala em circuitos limitados. Média que tanto o filme de George Clooney como o de Tom Hanks fizeram em mais de 3000 salas.
A principal estreia independnete da semana foi Romeo and Juliet, que recebeu nota B- na pesquisa Criticwire e 41% de críticas positivas no Metacritic. Faturou US$ 509,000 em 461 cinemas com uma MPS de US$ 1,104. Tem Hailee Steinfeld no papel de Julieta e Paul Giamatti no elenco. As outras foram The Inevitable Defeat of Mister and Pete, da Lionsgate, Escape from Tomorrow (PDA), God Loves Uganda, Broadway Idiot (FilmBuff) e As I Lay Dying (Millennium). Nenhum tem estreia programada no Brasil.
Entre as continuações, quem se saiu melhor foi Enough Said, que ficou na 11ª posição com uma bilheteria de US$ 1,935,000 em 606 cinemas (+169). Perdeu 12% da bilheteria, fazendo uma MPS de US$ 3,193. A comédia de Nicole Holofcener, tendo James Gandolfini, Julia Louis-Dreyfus, Toni Colette, Ben Falcone, Philip Brock no elenco, estreia em 6 de dezembro no Brasil, pela Fox.
O Verão da Minha Vida, comédia de Nat Faxon e Jim Rash que estreia no Brasil em 22 de novembro pela Diamond Films, também teve um bom desempenho. Com Steve Carrell, Toni Colette e Allison Janney no elenco, o filme abriu para 886 salas e já ultrapassou a marca dos US$ 8 milhões.
Pulling Strings foi a 12ª bilheteria da semana (US$ 1.150,000) arrecadada em 428 salas (+41), totalizando mais de US$ 4.1 milhões. Instructions Not Included fez mais um milhão em 711 cinemas e acumula uma fantástica bilheteria de US$ 42,675,000.
Wadjda está se mantendo bem. Faturou US$ 109,000 em 47 salas (+3), totalizando US$ 619,000. A segunda melhor bilheteria independente do ano, Blue Jasmine (atrás apenas de Instructions Not Included), em fim de carreira, ainda fez US$ 221,000 em 190 cinemas no fim de semana, totalizando US$ 31,663,000.

Internacional

Em sua segunda semana internacional, Gravidade faturou US$ 28 milhões em 38 países. Sua sustentação perdeu somente 27% da bilheteria, o que sugere uma longa carreira. A melhor estreia foi no Brasil, com US$ 1.5 milhões. Até o momento, Gravidade já arrecadou US$ 68 milhões no exterior. Na próxima semana estreia na Coréia do Sul e México, e logo depois na França, Reino Unido, Japão e China.
Estalingrado, drama russo sobre a 2ª Guerra Mundial, abriu em seu país com US$ 14.4 milhões, a maior estreia nacional. Segundo a Imax, o filme fez US$ 2.3 milhões em 39 cinemas com uma excelente MPS de US$ 60,000.
Está Chovendo Hamburguer 2 faturou US$ 9.1 milhões no fim de semana, tendo feito US$ 3.3 milhões em seu segundo fim de semana no Brasil.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. Gravidade 44,265,000 123,399,919
2. Capitão Phillips 26,000,000 26,000,000
3. Tá Chovendo Hambúrguer 2 14,200,000 78,036,677
4. Machete Mata 3,797,000 3,797,000
4. Aposta Máxima 3,725,000 14,113,958
6. Os Suspeitos 3,665,000 53,619,879
7. Sobrenatural: Capítulo 2 2,650,000 78,447,017
8. Rush: No Limite da Emoção 2,364,300 22,201,569
9. Como Não Perder Essa Mulher 2,340,000 20,141,150
10. Baggage Claim 2,075,000 18,272,478

Bilheterias internacionais – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Global (US$) Países
1. Gravidade 72,265,000 191,399,919 39
2. Capitão Phillips 26,000,000 26,000,000 1
3. Tá Chovendo Hambúrguer 2 23,300,000 99,436,677 33
4. Stalingrado 15,500,000 15,500,000 2
5. Os Suspeitos 11,065,000 76,219,879 43
6. Meu Malvado Favorito2 10,607,780 885,162,295 41
7. Sobrenatural: Capítulo 2 9,750,000 114,447,017 30
8. Aposta Máxima 9,025,000 45,413,958 56
9. Rush: No Limite da Emoção 8,364,300 62,201,569 24
10. Truque de Mestre 8,200,000 333,123,989 22

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico.