FICÇÃO PERNAMBUCANA VENCE A 13ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS.

O curta-metragem de ficção Memórias Au Revoir, de Milena Times (PE) é o melhor filme da Curta Mostra Brasil da 13ª Goiânia Mostra Curtas, de acordo com o júri oficial. Depois da exibição de 90 filmes de 14 estados, um dos mais expressivos festivais nacionais de curta-metragem do Brasil fez na noite de 13 de outubro, no Teatro Goiânia, a entrega de prêmios de incentivo à produção para os vencedores de quatro categorias: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás e 12ª Mostrinha. O festival, que ocorreu entre 8 e 13 de outubro, com programação totalmente gratuita, conta com o patrocínio da Petrobras, Sesi – Conselho Nacional, Fundo Nacional de Cultura, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Oi Futuro, via Lei Goyazes; e apoio do Sebrae Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Curta Mostra Brasil – Além de Au Revoir, o júri oficial da Curta Mostra Brasil, composto pelo diretor Allan Ribeiro, pela publicitária e finalizadora Andrea Nero e pelo coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Marcus Mello, também destacou o trabalho de Gabriel Mascaro como melhor diretor no curta A Onda Traz, o Vento Leva (PE) – também eleito pelo júri popular como o melhor filme da categoria. A mostra principal que traz um panorama da produção em curta-metragem no país teve ainda menção honrosa ao filme Luna e Cinara, de Clara Linhart (RJ), e um prêmio especial do júri, concedido ao filme No Interior da Minha Mãe, dirigido por Lucas Sá (MA).

O júri especial da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Goiás, formado pelo pesquisador Ícaro San Carlo, pelo professor Francisco Lilo e pelo coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, Marcelo Costa, concedeu o Prêmio Destaque ABD ao filme Um Diálogo de Ballet, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (RS); o Porta Curtas contemplou o filme Pouco mais de um mês, de André Novais Oliveira (MG), com o Prêmio Porta Curtas Petrobras; e o júri do SESC TV concedeu o prêmip aquisição SESC TV ao filme Malária, de Edson Oda (SP).

Curta Mostra Municípios – Na Curta Mostra Municípios, que contempla filmes produzidos fora das capitais, o grande vencedor foi Ruído Branco, dirigido por Mateus Neiss e Lucas Sá (Pelotas-RS). O prêmio de melhor direção foi para Evandro Freitas, diretor de Procurando Rita (São Félix-BA). Na mesma categoria, o filme de Campina Grande-PB, Ato Institucional, de Helton Paulino, recebeu menção honrosa. O júri popular elegeu Espantalhos, de Marcelo Domingues (Votorantim-SP), o melhor filme da Curta Mostra Municípios.

Curta Mostra Goiás – Uma das premiações mais esperadas foi a da Curta Mostra Goiás, que abre espaço para a produção goiana. O prêmio de melhor filme ficou com Carrossel, de Rafael de Almeida. A melhor direção foi para Alyne Fratari, com O Cartão de Natal de 1957. O curta O que Aprendi com meu Pai, de Getúlio Ribeiro, foi destacado com menção honrosa. O júri concedeu um prêmio especial ao filme A Vida de Cada Um, de Vasconcelos Neto, e o filme Dia de Ira, de Amarildo Pessoa, eleito o melhor filme pelo júri popular. “Não tenho dúvidas de que essa premiação e a realização do festival em si possa motivar a produção audiovisual goiana, que se encontra num momento de ebulição e amadurecimento”, comenta a coordenadora geral da 13ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. O júri oficial da Curta Mostra Goiás e Municípios foi composto pela cineasta Ana Johann, pelo crítico de cinema Cid Nader e pelo roteirista Di Moretti.

12ª Mostrinha e balanço do festival – O júri popular infantil elegeu o filme Caixa D’Água, de Thais Scabio e Gilberto Caetano (SP), o melhor filme da 12ª Mostrinha. De acordo com Maria Abdalla, nos seis dias de atividades, entre mostras, oficinas, seminário, debate, palestra e encontros, o festival recebeu cerca de 7 mil pessoas. “Estamos esperando mais 3 mil nos três dias da Curta Mostra Cinema nos Bairros”, revela. A programação itinerante em praça pública tem seis filmes que serão exibidos em três bairros de Goiânia, Jardim Mariliza, Jardim Balneário Meia Ponte e Jardim Aritana, entre 17 e 19 de outubro. O melhor filme, conforme escolha do júri popular, recebe o Troféu Icumam.

Serviço

13ª Goiânia Mostra Curtas – filmes premiados (confira na lista abaixo)

Mais info: 62 3218-3779 / producaogmc@icumam.com.br / www.goianiamostracurtas.com.br

Premiação

Curta Mostra Brasil

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Au Revoir (PE) – ficção – vídeo – 20’ – 2013. Direção: Milena Times

Melhor Direção:

A Onda Traz, O Vento Leva (PE) – doc – vídeo – 25’ – 2012. Direção: Gabriel Mascaro

Menção Honrosa:

Luna e Cinara (RJ) – doc – vídeo – 14’ – 2012. Direção: Clara Linhart

Prêmio especial do júri:

No Interior da Minha Mãe (MA) – doc – vídeo – 17’ – 2013. Direção: Lucas Sá

JÚRI SESC TV

Malária (SP) – ani – vídeo – 5’ – 2013. Direção: Edson Oda

JÚRI PORTA CURTAS

Pouco Mais de Um Mês (MG) – fic – 35mm – 22’ – 2013. Direção: André Novais Oliveira

JÚRI PRÊMIO DESTAQUE ABD

Um Diálogo de Ballet (RS) – doc – vídeo – 7’ – 2012. Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

JÚRI POPULAR

A Onda Traz, O Vento Leva (PE) – doc – vídeo – 25’ – 2012. Direção: Gabriel Mascaro

Curta Mostra Municípios

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Ruído Branco (Pelotas – RS) – fic – vídeo – 7’ – 2012. Direção: Mateus Neiss e Lucas Sá

Melhor Direção:

Procurando Rita (São Felix – BA) – doc – vídeo – 7’ – 2013. Direção: Evandro Freitas

Menção Honrosa:

Ato Institucional (Campina Grande – PB) – fic – vídeo – 20’ – 2012. Direção: Helton Paulino

JÚRI POPULAR

Espantalhos (Votorantim – SP) – fic – vídeo – 15’ – 2013. Direção: Marcelo Domingues

Curta Mostra Goiás

JÚRI OFICIAL

Melhor Curta-Metragem:

Carrossel (GO) – doc – vídeo – 3’ – 2013. Direção: Rafael de Almeida

Melhor Direção:

O Cartão de Natal de 1957 (GO) – fic – vídeo – 15’ – 2013. Direção: Alyne Fratari

Menção Honrosa:

O Que Aprendi Com Meu Pai (GO) – fic – vídeo – 15’– 2012. Direção: Getúlio Ribeiro

Prêmio especial do júri:

A Vida de Cada Um (GO) – doc – vídeo – 11’ – 2013. Direção: Vasconcelos Neto

JÚRI POPULAR

Dia de Ira (GO) – fic – vídeo – 20’ – 2013. Direção: Amarildo Pessoa

12ª Mostrinha

JÚRI POPULAR

Caixa d’Água (SP) – fic – vídeo – 15’ – 2013. Direção: Thais Scabio e Gilberto Caetano