ESTÚDIO ON-LINE FAZ HOMENAGEM ILUSTRADA AO CINEMA BRASILEIRO. VOCÊ PODE VOTAR AQUI.

Para apresentar as diversas fases do cinema nacional, a Ilustranet, o primeiro estúdio on-line focado em ilustração, escolheu dezenove filmes, produzidos entre a década de 1930 e a primeira década deste século, para ilustrá-los de forma criativa com técnicas e linguagem artísticas como o mangá, cartum, hiperrealismo, caricatura, aquarela, acrílica, nanquim, lápis grafite e arte digital. Surgiu assim o projeto Homenagem Ilustrada ao Cinema Nacional, composto inicialmente por um catálogo impresso, um hotsite (http://cinema.ilustranet.com.br) e exposições itinerantes.

Entre os filmes recentes ilustrados, estão produções como: Cidade de Deus, O Palhaço, Estômago e O Cheiro do Ralo. Há também clássicos como O Bandido da Luz Vermelha, Dona Flor e seus Dois Maridos, Jeca Tatu, Deus e o Diabo na Terra do Sol e o premiado O Pagador de Promessas.

Para ilustrar Jeca Tatu (1959), filme baseado na obra de Monteiro Lobato e considerado um dos melhores entre os mais de trinta em que Mazzaropi atuou, foi escolhida uma abordagem mais estilizada em traço à nanquim. O Pagador de Promessas (1962), único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes, traz uma representação um tanto mais realista, em técnica mista de lápis grafite e nanquim.

Em técnicas variadas, o realismo também está presente em ilustrações de filmes como: Alô Alô Carnaval (1936), que marca a estreia de Carmem Miranda no Cinema, O Bandido da Luz Vermelha (1968), filme de maior destaque do Cinema Marginal e os premiados Pixote (1981), Central do Brasil (1998) e Tropa de Elite (2007).

Estilos como cartum e caricatura são representados nos filmes: Carnaval no Fogo (1949), comédia musical que representa a era das chanchadas e Os Saltimbancos Trapalhões (1981), comédia musical infantil do grupo de humoristas que reinou no cinema na década de 1980.

“Trabalho com ilustração há 19 anos e sei que poucas vezes nós, ilustradores comerciais, temos oportunidade de criar algo com mais liberdade, nos expressando visualmente sobre assuntos de interesse cultural ou social diretamente para o público — nosso dia a dia é todo focado em atender os projetos e necessidades de nossos clientes, como agências e editoras. Como o Estúdio Ilustranet completou 7 anos este ano, resolvemos finalmente nos dar esta oportunidade e lançar um catálogo impresso – e em outubro, uma versão on-line— fazendo uma homenagem muito merecida ao Cinema Nacional de nossa maneira peculiar — com muita diversidade artística.” comenta Rubens Lima, que dirige o estúdio desde sua criação em 2006.

20º filme será escolhido por internautas

Para fazer esta ligação ainda mais direta entre o público e o estúdio, a Ilustranet abriu uma votação para que seja escolhido o 20º filme a ser ilustrado pela equipe. Ele será escolhido através de votação em um hotsite próprio do projeto. Acessado pelo endereço (http://cinema.ilustranet.com.br). Entre os votantes serão sorteados brindes como catálogos impressos e posters com a arte do filme mais votado. “Sei que, nesta nossa seleção, filmes importantes do cinema brasileiro ficaram de fora, por isso estamos ansiosos para saber de quais filmes o público sentiu falta e quais gostaria que fossem ilustrados.”

O próximo passo do projeto será viabilizar exposições em instituições culturais, instituições de ensino e festivais de cinema, exibindo ainda mais ilustrações de filmes, apresentando para cinéfilos e apaixonados por artes visuais, esta junção de duas formas tão criativas de expressão: o Cinema e a Ilustração.

Sobre a Ilustranet
Primeiro estúdio totalmente on-line focado em ilustração, a Ilustranet é uma rica mistura de sotaques, culturas e estilos proporcionada por uma equipe de 15 ilustradores do Norte ao Sul do Brasil. Esta diversidade de traços e linguagens visuais diferentes permitiu ao estúdio marcar presença em diferentes áreas de atuação: Livros Didáticos; Produtos; Embalagens; Comunicação Institucional e Corporativa; Ilustrações Técnicas, Mapas Ilustrativos, Criação de Personagens, entre outros. Criada em 2006, pelo designer e ilustrador Rubens Lima, a Ilustranet já produziu projetos de ilustrações para grandes empresas como Mapfre, Vale, Danone, Kraft Foods, Hyundai, Editora Ática, Editora Moderna, Ediouro, CESP, Fundação Roberto Marinho, SESI-SENAI, SESC entre outros.
www.ilustranet.com.br