CINEMATECA EXIBE MOSTRA DE LATINOAMERICANOS RESTAURADOS.
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Mostra Restaurados da América Latina, de 12 a 23 de fevereiro, na Cinemateca Brasileira
Entre as 26 obras recentemente restauradas pela Cinemateca e por outras instituições da AL, estão títulos do Brasil, Argentina, Cuba, Chile, México, Peru, Colômbia
De 12 a 23 de fevereiro de 2025, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Restaurados da América Latina, com uma seleção 26 obras, entre longas e curtas-metragens. São filmes recentemente restaurados pela própria Cinemateca e por outras instituições de preservação da América Latina.
A mostra tem como objetivo reforçar a importância do trabalho de preservação e restauração de instituições latino-americanas. A seleção também busca oferecer um panorama da riqueza e diversidade do cinema em nosso continente. Com esse intuito, algumas sessões contarão com clipes comparativos de “antes e depois” dos processos de restauração e comentários das equipes técnicas da Cinemateca Brasileira.
O público da Cinemateca Brasileira terá a oportunidade de assistir uma programação diversa, composta por longas e curtas-metragens, ficções e documentários, incluindo registros inéditos do continente, filmes clássicos e pioneiros da América Latina. A preservação da memória cinematográfica, aqui, se dá pela sua recuperação e compartilhamento.
A programação abre no dia 12 de fevereiro, às 20h, com uma sessão dupla com o curta Apuros de Genésio (1940, Sul América Filme) e o longa Meteorango Kid (1969, André Luiz Oliveira), ambos restaurados pelo Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira.
As sessões mesclam obras de diferentes países e acervos, a partir de aproximações temáticas e estéticas. Em Pioneiros reencontrados, é dado destaque aos trabalhos que permitiram a descoberta de materiais raros de obras latino-americanas do início do século passado. Na obra Em busca de Maria (Luis Ospina, Jorge Nieto, Colômbia, 1985), o primeiro longa-metragem colombiano, feito em 1922, é resgatado a partir dos únicos quatro planos sobreviventes. Já o segundo filme da sessão, Luis Pardo (Enrique Cornejo Villanueva, Peru, 1927), é considerado o longa-metragem de ficção peruano mais antigo que passou por um processo de restauro.
Compõem ainda a programação obras clássicas como Memórias do subdesenvolvimento(Tomás Gutiérrez Alea, Cuba, 1968) – um registro da revolução socialista e considerado um dos mais importantes filmes latino-americanos já feitos. Por sua vez, Prisioneiros da terra (Mario Soffici, Argentina, 1939) cria um retrato rico e honesto do conflito de classes a partir da adaptação de contos do uruguaio Horacio Quiroga. Além de suas conquistas cinematográficas, o filme também é um importante registro do dialeto guarani, que agora está praticamente perdido.
Unindo o trabalho de instituições de todo o continente, a seleção de filmes propõe uma reflexão sobre a importância da preservação e do restauro audiovisual. Revela também a riqueza do cinema latino-americano, bem como saúda os esforços empenhados em prol da memória cinematográfica e cultural.Além das sessões, a programação conta com uma palestra, no dia 20 de fevereiro, sobre os processos de preservação e restauração de filmes, com a equipe do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira. O evento contará com intérprete de Libras e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.
Um catálogo também estará disponível online no site da Cinemateca Brasileira.
A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.
A curadoria de filmes inclui ainda sete obras restauradas pela Cinemateca, resultantes de ações específicas, com recursos de leis de incentivo, iniciativas independentes ou por meio de parcerias internacionais, como o Hoover Institution Library & Archives, da Universidade de Stanford.
A programação das obras internacionais contou com o apoio de diferentes organizações parceiras que integram a Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF) e a Coordenadora Latino-americana de Arquivos de Imagens em Movimento (CLAIM), incluindo a Cinemateca de Bogotá, a Cineteca de Bologna, a Cineteca Nacional de Chile, a Filmoteca de la Pontificia Universidad Católica del Perú, a Filmoteca de la Universidad Nacional Autónoma de México, o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos, o Instituto Mexicano de Cinematografía, o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken, a World Film Foundation e o o British Film Institute.
CINEMATECA BRASILEIRALargo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamentoEspaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18hSalas de cinema: conforme a grade de programação.Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)Sala Oscarito (104 lugares)Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 12 de fevereiro20h – APUROS DO GENÉSIOBrasil, 1940, 3 min, p&b, livreDireção: Sul América FilmeSinopse: Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.Nota: Um raro registro completo de Genésio Arruda, astro do primeiro filme sonoro brasileiro de longa-metragem: “Acabaram-se os otários” (Luiz de Barros, 1929). O material é valioso por também demonstrar uma peça autorreferencial, e metalinguística, de divulgação de espetáculos utilizando o próprio circuito das salas de exibição.METEORANGO KID – O HERÓI INTERGALÁTICOBrasil, 1969, 85 min, p&b, 14 anosDireção: André Luiz OliveiraElenco: Antônio Luiz “Lula” Martins, Manoel Costa Jr., Milton Gaúcho, Nilda Spencer, Carlos BastosSinopse: As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia de seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa esse labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite a rebelião em todos os níveis.
Quinta-feira, 13 de fevereiro19h – Sessão Pioneiros reencontradosEM BUSCA DE MARIA (En busca de María)Colombia, 1985, 16 min, corDireção: Luis Ospina e Jorge NietoElenco: Jose María Arzuaga, Elsa Vásquez, Sandro Romero, Adriana Calero, José A. MorenoSinopse: O filme reúne técnicas de pesquisa histórica, entrevista e reconstrução cênica para resgatar a memória de “María”, o primeiro longa-metragem colombiano, realizado em 1922, baseado na novela homônima de Jorge Isaacs, da qual não existe cópia alguma, exceto um pequeno fragmento de 25 segundos de duração.Nota: Cópia restaurada, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá.O processo de restauração digital da obra cinematográfica “En busca de María” (1986) foi realizado a partir dos elementos originais de imagem e som em 35mm disponíveis na Coleção Fílmica Nacional da Cinemateca de Bogotá. O processo foi desenvolvido pela Cinemateca de Bogotá em coordenação com a Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e Cinecolor México-Colômbia em 2017.Prêmios: Melhor curta-metragem colombiano não narrativo, Medalha ao Mérito das Comunicações Manuel Murillo Toro, Prêmio Focine, Ministério das Comunicações, Bogotá – Colômbia, 1986;Círculo Pré-Colombiano de Melhor Documentário, III Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, 1986;India Catalina de Melhor Documentário, XXVI Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, Colômbia, 1986;Danzante de Bronze, Certame Internacional de Curtas-Metragens Cidade de Huesca, Espanha, 1986.LUIS PARDOPeru, 1927, 49 min, p&bDireção: Enrique Cornejo VillanuevaElenco: Enrique Cornejo Villanueva, Teresa Arce, Carmela Cáceres, Sara Wernicke, Enrique Murillo, Federico de las Casas, Ernesto Otero, Vicente Nadal, César CaveroSinopse: Montagem dos materiais sobreviventes do primeiro longa-metragem peruano seguido de uma entrevista com o diretor do filme. A ficção narra a história do famoso bandoleiro, Luis Pardo, que testemunha o assassinato de sua irmã pelas mãos de César Pradera, uma figura muito influente. Ele busca vingança e se torna um bandoleiro, roubando dos ricos para dar aos pobres.Nota: Em 2022, foi lançada uma versão mais curta e restaurada pela Filmoteca da Universidade Católica do Peru, a partir de cenas descartadas do filme original, sendo este o único material sobrevivente conhecido de um dos primeiros longas-metragens peruanos de ficção da história.Este longa-metragem, restaurado a partir da única cópia completa localizada até o momento, foi resgatado graças à dedicação da Filmoteca PUCP, onde foi preservado em depósitos climatizados. A cópia em 16mm, colorida e legendada em inglês, era composta por três rolos que apresentavam um notável deterioro físico e químico, incluindo riscos e manchas causadas por projeções anteriores, além do início da síndrome do vinagre, um processo químico que afeta a estabilidade do material.
20h20 – Sessão Escavações inéditasSessão comentada pela Filmografia Brasileira, da CinematecaEM UM RANCHO DE CAVALOS NO RIO GRANDE (Auf einer Pferdefarm in Rio Grande!)França/México, 1908, 1 min, cor/p&bSinopse: Num curral, um boiadero tenta domar um cavalo.INDÚSTRIA DE SAL NA ARGENTINA (Industrias Argentinas – Salinas Chicas)Argentina, 1910, 16 min, cor/p&bSinopse: Cura de sal nas salinas Chicas, de Bernardo Graciorena, na Argentina, incluindo impressionantes imagens das planícies de sal, máquinas movidas a mulas para raspar o sal e carregá-lo nos vagões ferroviários.CANAVIAL NA ARGENTINA (Plantation de sucre en Argentine)França/Argentina, 1909, 5 min, p&bSinopse: A indústria da cana-de-açúcar na Argentina: a fábrica, o trem, as casas de trabalhadores, os trabalhadores indígenas.CAVALGADA PELO CHACO (Ride Through the Chaco)Alemanha/Brasil, 1910, 5min, cor/p&bSinopse: Quatro homens cavalgando pela região do Chaco, na América do Sul encontram alguns indígenas e se aproximam de seu cotidiano.VIAGEM AO BRASIL (Trip to Brazil)Reino Unido/Brasil, 1910, 9 min, cor/p&bSinopse: Viagem ao Brasil do Tomaso Di Savoia, um navio que transportava emigrantes italianos de Gênova para o Rio de Janeiro.PANORAMA DO RIO DE JANEIROFrança/Brasil, 1909, 4 min, cor/p&bSinopse: Cenas do Rio de Janeiro no começo do século XX: o mar, o bonde, pedestres caminhando na orla, a rua, as casas, um viaduto e o trânsito de veículos.A MINA EL TENIENTE (El Mineral El Teniente)Chile, 1919, 9 min, p&bDireção: Salvador GiambastianiSinopse: Filme descritivo rodado em diferentes unidades temáticas, que apresenta a vida neste centro minerador que dá nome ao filme e dos habitantes da cidade de Sewell, em um contraponto que revela aspectos cotidianos do mineral, as condições de trabalho, as diferenças sociais e as festividades que reúnem seus habitantes, os jogos populares e a dança da cueca.Nota: A versão original era um longa-metragem documental, com 12 rolos de extensão, que incluía títulos explicativos. Em 1955, uma cópia foi encontrada nos antigos depósitos da Braden Copper Company, proprietária na época do mineral.O cineasta Patricio Kaulen e o diretor de fotografia Andrés Martorell realizaram uma restauração, mas o péssimo estado em que se encontrava os obrigou a adaptar uma copiadora especial. Resgataram as cenas mais representativas e, com texto de Raúl Aicardi, estrearam em 1957 como uma homenagem a Salvador Giambastiani sob o título Recuerdos del mineral El Teniente. Este material, que se pensava perdido, estava na Alemanha desde 1973, preservado nos laboratórios DEFA, e retornou ao Chile como uma doação do Arquivo Federal Alemão em 2001.Versão restaurada em 2024.
Sexta-feira, 14 de fevereiro19h – Sessão Expressões artísticasANTONIO RODA, GRAVADORColombia, 1976, 9 min, corDireção: Antonio MontañaSinopse: É apresentado o trabalho de Antonio Roda, pintor colombo-espanhol radicado na Colômbia. Ele explica a técnica da gravura, mostra o processo e apresenta algumas das séries mais significativas do trabalho do artista.Prêmio: Melhor curta-metragem de arte, Prêmio Internacional Miró, 1976.Nota: Cópia restaurada em 2022, gentilmente cedida pela Cinemateca de BogotáO restauro foi feito por meio de captura quadro a quadro em resolução 4K, a partir de uma cópia positiva de exibição disponível no depósito cine DC0061 de Julio Luzardo, elemento conservado e preservado pela Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano. Esta obra foi restaurada digitalmente na Cinecolor Colômbia sob a coordenação da Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e da Cinemateca de Bogotá.POETAS CAMPONESES (Poetas campesinos)México, 1979, 47 minDireção: Nicolás EchevarríaSinopse: Nicolás Echevarría segue um grupo local de circo – composto por um poeta e duas pequenas acrobatas – durante as festividades de San Felipe Otlaltepec, um lugar de Puebla cujos habitantes demonstram uma grande devoção aos seus espetáculos locais. A ponto de, sem perceber, serem participantes ativos no espetáculo.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
Sábado, 15 de fevereiro16h – PRISIONEIROS DA TERRA (Prisioneros de la Tierra)Argentina, 1939, 87 min, p&bDireção: Mario SofficiElenco: Francisco Petrone, Ángel Magaña, Roberto Fugazot, Homero Cárpena, Raúl de Lange, Elisa Galvé, Agustín BarbozaSinopse: Em uma plantação de erva-mate, um capataz sem escrúpulos descobre que um dos trabalhadores se apaixonou pela filha do médico da cidade e desencadeia uma guerra pessoal contra ele. A tensão cresce e os efeitos da violência se tornam irreversíveis, marcando um desfecho trágico e cruel.Nota: Restaurado em 2018 pela Cineteca di Bologna no L’Immagine Ritrovata e pelo World Cinema Project da The Film Foundation, em associação com o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken. Restaurado em 4k a partir de um positivo 35mm de primeira geração fornecido pela Cinémathèque française e um positivo 35mm de terceira geração fornecido pelo Národní filmový archiv. O financiamento foi fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation.
18h – MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (Memorias del Subdesarrollo)Cuba, 1968, 97 min, p&bDireção: Tomás Gutiérrez AleaElenco: Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Núñez, Omar Valdés, René de la CruzSinopse: Logo após a Revolução Cubana, Sérgio, um escritor de classe média alta, vê sua família fugir para os Estados Unidos. Enquanto o regime avança, ele perambula pelas ruas de Havana.Nota: Restaurado pela Cineteca di Bologna no laboratório L’Immagine Ritrovata em associação com o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). A restauração foi financiada pela George Lucas Family Foundation e pelo World Cinema Project da The Film Foundation.
20h – A PAREDE VERDE (La muralla verde)Peru, 1970, 116 min, cor, 18 anosDireção: Armado Robles GodoyElenco: Julio Alemán, Sandra Riva, Raúl Martin, Lorena Duval, Enrique Victoria Jorge Montoro, Juan Bautista FontSinopse: Mario luta para obter um lote de terra agrícola na floresta, perto da cidade de Tingo María, com o objetivo de se estabelecer lá junto à sua família para se dedicar ao trabalho de colonização. São mostrados diferentes incidentes da vida da família, desde sua chegada à floresta.
Domingo, 16 de fevereiro16h – OS HOMENS QUE EU TIVEBrasil, 1973, 85 min, cor, 18 anosDireção: Tereza TrautmanElenco: Darlene Glória, Arduíno Colassanti, Gracindo Júnior, Gabriel Archanjo, Ittala Nandi, Milton MoraesSinopse: Pitty e Dode estão juntos há quatro anos e mantêm um relacionamento aberto em que relações extraconjugais são plenamente aceitas com consentimento mútuo. Ainda assim insatisfeita, Pitty afasta-se de Dode para trilhar seu próprio caminho.
18h – DOIS MONGES (Dos Monjes)México, 1934, 80 min, p&bDireção: Juan Bustillo OroElenco: Víctor Urruchúa, Carlos Villatoro, Beltrán de Heredia, Emma Roldán, Magda HallerSinopse: Em um monastério de estilo gótico, um monge tenta matar outro com um crucifixo. Os dois homens então contam suas próprias versões de uma história de rivalidade romântica entre eles.Nota: Cópia gentilmente cedida pela Coleção da Filmoteca UNAM
20h – O CHACAL DE NAHUELTORO (El chacal de Nahueltoro)Chile, 1969, 89 min, p&bDireção: Miguel LittinElenco: Nelson Villagra, Marcelo Romo, Héctor Noguera, Luis Alarcón, Shenda Román, Pedro Villagra, Rafael Benavente, Luis Melo, Jorge Yáñez, Rubén Sotoconil, Roberto Navarrete, Armando FenoglioSinopse: Um fato real, um crime múltiplo que terminou com a execução do assassino, permite ao diretor a desmitificação de certos tabus ideológicos e o exame das condições sociais que ambientaram esse massacre. Baseado na vida de José del Carmen Valenzuela Torres, o filme aborda a história de um camponês alcoolizado e ignorante, da localidade de Nahueltoro, perto de Chillán, que em 1960 assassinou sua companheira e seus cinco filhos. Em 1963, e depois de aprender a ler e escrever, o chacal de Nahueltoro enfrentou um pelotão de fuzilamento.Nota: Em 1970, foi agraciado com o prêmio OCIC no Festival Internacional de Berlim.
Quarta-feira, 19 de fevereiro20h – PRISIONEIROS DA TERRA (Prisioneros de la Tierra)Argentina, 1939, 87 min, p&bDireção: Mario SofficiElenco: Francisco Petrone, Ángel Magaña, Roberto Fugazot, Homero Cárpena, Raúl de Lange, Elisa Galvé, Agustín BarbozaSinopse: Em uma plantação de erva-mate, um capataz sem escrúpulos descobre que um dos trabalhadores se apaixonou pela filha do médico da cidade e desencadeia uma guerra pessoal contra ele. A tensão cresce e os efeitos da violência se tornam irreversíveis, marcando um desfecho trágico e cruel.Nota: Restaurado em 2018 pela Cineteca di Bologna no L’Immagine Ritrovata e pelo World Cinema Project da The Film Foundation, em associação com o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken. Restaurado em 4k a partir de um positivo 35mm de primeira geração fornecido pela Cinémathèque française e um positivo 35mm de terceira geração fornecido pelo Národní filmový archiv. O financiamento foi fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation.
Quinta-feira, 20 de fevereiro19h – Sessão Expressões artísticasANTONIO RODA, GRAVADORColombia, 1976, 9 min, corDireção: Antonio MontañaSinopse: É apresentado o trabalho de Antonio Roda, pintor colombo-espanhol radicado na Colômbia. Ele explica a técnica da gravura, mostra o processo e apresenta algumas das séries mais significativas do trabalho do artista.Prêmio: Melhor curta-metragem de arte, Prêmio Internacional Miró, 1976.Nota: Cópia restaurada em 2022, gentilmente cedida pela Cinemateca de BogotáO restauro foi feito por meio de captura quadro a quadro em resolução 4K, a partir de uma cópia positiva de exibição disponível no depósito cine DC0061 de Julio Luzardo, elemento conservado e preservado pela Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano. Esta obra foi restaurada digitalmente na Cinecolor Colômbia sob a coordenação da Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e da Cinemateca de Bogotá.POETAS CAMPONESES (Poetas campesinos)México, 1979, 47 minDireção: Nicolás EchevarríaSinopse: Nicolás Echevarría segue um grupo local de circo – composto por um poeta e duas pequenas acrobatas – durante as festividades de San Felipe Otlaltepec, um lugar de Puebla cujos habitantes demonstram uma grande devoção aos seus espetáculos locais. A ponto de, sem perceber, serem participantes ativos no espetáculo.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
20h – PALESTRA PROCESSOS DE RESTAURO NA CINEMATECA BRASILEIRAMinistrada pela equipe do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira. Debate com acessibilidade em Libras e transmissão pelo canal da Cinemateca Brasileira no YouTube
Sexta-feira, 21 de fevereiro18h – Sessão Pioneiros reencontradosEM BUSCA DE MARIA (En busca de María)Colombia, 1985, 16 min, corDireção: Luis Ospina e Jorge NietoElenco: Jose María Arzuaga, Elsa Vásquez, Sandro Romero, Adriana Calero, José A. MorenoSinopse: O filme reúne técnicas de pesquisa histórica, entrevista e reconstrução cênica para resgatar a memória de “María”, o primeiro longa-metragem colombiano, realizado em 1922, baseado na novela homônima de Jorge Isaacs, da qual não existe cópia alguma, exceto um pequeno fragmento de 25 segundos de duração.Nota: Cópia restaurada, gentilmente cedida pela Cinemateca de Bogotá.O processo de restauração digital da obra cinematográfica “En busca de María” (1986) foi realizado a partir dos elementos originais de imagem e som em 35mm disponíveis na Coleção Fílmica Nacional da Cinemateca de Bogotá. O processo foi desenvolvido pela Cinemateca de Bogotá em coordenação com a Fundação Patrimônio Fílmico Colombiano e Cinecolor México-Colômbia em 2017.Prêmios: Melhor curta-metragem colombiano não narrativo, Medalha ao Mérito das Comunicações Manuel Murillo Toro, Prêmio Focine, Ministério das Comunicações, Bogotá – Colômbia, 1986;Círculo Pré-Colombiano de Melhor Documentário, III Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia, 1986;India Catalina de Melhor Documentário, XXVI Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, Colômbia, 1986;Danzante de Bronze, Certame Internacional de Curtas-Metragens Cidade de Huesca, Espanha, 1986.LUIS PARDOPeru, 1927, 49 min, p&bDireção: Enrique Cornejo VillanuevaElenco: Enrique Cornejo Villanueva, Teresa Arce, Carmela Cáceres, Sara Wernicke, Enrique Murillo, Federico de las Casas, Ernesto Otero, Vicente Nadal, César CaveroSinopse: Montagem dos materiais sobreviventes do primeiro longa-metragem peruano seguido de uma entrevista com o diretor do filme. A ficção narra a história do famoso bandoleiro, Luis Pardo, que testemunha o assassinato de sua irmã pelas mãos de César Pradera, uma figura muito influente. Ele busca vingança e se torna um bandoleiro, roubando dos ricos para dar aos pobres.Nota: Em 2022, foi lançada uma versão mais curta e restaurada pela Filmoteca da Universidade Católica do Peru, a partir de cenas descartadas do filme original, sendo este o único material sobrevivente conhecido de um dos primeiros longas-metragens peruanos de ficção da história.Este longa-metragem, restaurado a partir da única cópia completa localizada até o momento, foi resgatado graças à dedicação da Filmoteca PUCP, onde foi preservado em depósitos climatizados. A cópia em 16mm, colorida e legendada em inglês, era composta por três rolos que apresentavam um notável deterioro físico e químico, incluindo riscos e manchas causadas por projeções anteriores, além do início da síndrome do vinagre, um processo químico que afeta a estabilidade do material.
Sábado, 22 de fevereiro18h – Sessão Trabalhadores, uni-vos!GREVEBrasil, 1979, 37 min, cor/p&bDireção: João Batista de AndradeElenco: Augusto NunesSinopse: Os acontecimentos principais da greve dos metalúrgicos do ABC, liderada por Lula em março de 1979, são narrados ao mesmo tempo em que se procura contextualizá-los no momento político brasileiro. Depoimentos de operários militantes revelam as razões objetivas que os conduziram a esse movimento sólido e transformador.A LUTA DO POVOBrasil, 1980, 30 min, corDireção: Renato TapajósElenco: David JoséSinopse: A partir do enterro do operário Santo Dias da Silva, o filme aborda o movimento operário entre 1978 e 1980; movimentos como Movimento contra a Carestia, Movimento das Favelas, Movimento de Saúde, Luta dos posseiros do Vale da Ribeira, o Primeiro de Maio de 1979, greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo em 1980, terminando com o 1º de maio de 1980.A CAUSA (La causa)México, 1974, 30 min, corDireção: Arturo RipsteinSinopse: Entrevista com o líder chicano César Chávez, dirigente da União dos Trabalhadores Rurais, que fala sobre os problemas da população mexicana que reside em alguns estados dos Estados Unidos. A luta de um movimento que enfrenta as pressões sociais e econômicas para preservar uma cultura e identidade próprias, evitando o desarraigamento.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
20h – TAMBÉM SOMOS IRMÃOSBrasil, 1949, 85 min, p&b, 12 anosDireção: José Carlos BurleElenco: Grande Otelo, Aguinaldo Camargo, Vera Nunes, Jorge Dória, Sérgio de Oliveira, Agnaldo Rayol, Jece Valadão, Ruth de Souza, Átila IórioSinopse: Um viúvo que não pode ter filhos e decide adotar quatro crianças: duas brancas e duas negras. Com o passar dos anos, o racismo vivido cotidianamente pelos dois personagens negros se acentua, transformando-se em verdadeiras humilhações.Nota: A restauração de “Também Somos Irmãos” foi feita pela Cinemateca Brasileira a partir de materiais remanescentes em 16mm.
Domingo, 23 de fevereiro16h – A PAREDE VERDE (La muralla verde)Peru, 1970, 116 min, cor, 18 anosDireção: Armado Robles GodoyElenco: Julio Alemán, Sandra Riva, Raúl Martin, Lorena Duval, Enrique Victoria Jorge Montoro, Juan Bautista FontSinopse: Mario luta para obter um lote de terra agrícola na floresta, perto da cidade de Tingo María, com o objetivo de se estabelecer lá junto à sua família para se dedicar ao trabalho de colonização. São mostrados diferentes incidentes da vida da família, desde sua chegada à floresta.
18h – APUROS DO GENÉSIOBrasil, 1940, 3 min, p&b, livreDireção: Sul América FilmeSinopse: Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.Nota: Um raro registro completo de Genésio Arruda, astro do primeiro filme sonoro brasileiro de longa-metragem: “Acabaram-se os otários” (Luiz de Barros, 1929). O material é valioso por também demonstrar uma peça autorreferencial, e metalinguística, de divulgação de espetáculos utilizando o próprio circuito das salas de exibição.METEORANGO KID – O HERÓI INTERGALÁTICOBrasil, 1969, 85 min, p&b, 14 anosDireção: André Luiz OliveiraElenco: Antônio Luiz “Lula” Martins, Manoel Costa Jr., Milton Gaúcho, Nilda Spencer, Carlos BastosSinopse: As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia de seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa esse labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite a rebelião em todos os níveis.
20h – Sessão Festas e tradições1937 CARNAVAL PAULISTABrasil, 1937, 10 min, p&b, livreDireção: Rossi-Rex FilmElenco: Antonieta RudgeSinopse: Carnaval de 1937 em São Paulo: os preparativos, as avenidas decoradas, os desfiles, os bailes populares, a rainha do carnaval.SUL: SUDESTE 2604 (Sur: sureste 2604)México, 1974, 22 min, corDireção: Paul LeducElenco: Carol Gustafson, Max Kerlow, Martin LaSalle, Carlos VeloSinopse: No futuro, um casal se esconde de seus perseguidores nas ruínas arqueológicas de Tulum, nas praias de Cozumel e no tumulto de um dia de feira em uma aldeia indígena.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de CinematografiaDIA DO MÉXICO (Día de México)México, 1974, 10 min, corDireção: Rubén GámezSinopse: Durante o sexênio do presidente Luis Echeverría Álvarez, foi organizado em Washington um dia de convivência México-Estados Unidos. Crianças e adultos norte-americanos participaram da atividade, onde casais de dançarinos mexicanos realizaram danças regionais. Foi um dia de música folclórica, danças e exposições de artesanato e comida mexicana.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de CinematografiaTESHUINADA: SEMANA SANTA TARAHUMARAMéxico, 1979, 52 min, corDireção: Nicolás EchevarríaElenco: Guillermo SheridanSinopse: O documentário apresenta a Semana Santa dos rarámuris no povoado de Batopilas. Na celebração, se reúnem habitantes das vilas vizinhas para compartilhar danças, jogos e lutas rituais; tudo isso acompanhado sempre do teshuino: bebida embriagante preparada com milho fermentado.Prêmio: Melhor documentário (Nicolás Echevarría) da XXII Entrega dos Arieles da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, México, 1980.Nota: Cópia restaurada gentilmente cedida pelo IMCE – Instituto Mexicano de Cinematografia
CINEMATECA BRASILEIRAA Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.