4° BRAFFTV LANÇA MOSTRA DE FILMES BRASILEIROS SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL.

O 4° BRAFFTv – Brazilian Film & TV Festival of Toronto (www.brafftv.com) tem novidades para a edição que acontece de 23 a 26 deste mês. A principal delas é a criação de uma mostra de filmes brasileiros sobre diversidade sexual chamada Pink Brazil Festival. O lançamento oficial acontece no dia 26 de setembro, com a exibição do documentário Dzi Croquettes (foto), de Tatiane Issa e Raphael Alvarez, que narra a trajetória do grupo alternativo de dança e teatro Croquettes, famoso na década de 70 na Europa, Estados Unidos e Brasil.

O Pink Brazil Festival vem se juntar a uma programação intensa e diversificada que estará no BRAFFTv 2010. Além da apresentação de 14 filmes – sendo dez na mostra competitiva -, o festival terá pelo terceiro ano o UpTo3´ – Brazilian Short Animation & New Media Exhibition of Toronto; o II Encontro dos Profissionais do Audiovisual e o workshop “Cinema Brasileiro Contemporâneo: De Nelson Pereira dos Santos a Fernando Meirelles”, a ser realizado na universidade de Toronto pelo Prof. Dr. Hudson Moura.

“O BRAFFTv tem crescido a cada ano e colaborado para intensificar as relações culturais e de negócios entre a industria cinematográfica canadense e a brasileira”, diz Bárbara de la Fuente, da Southern Mirrors, uma das realizadoras do evento.

Na mostra principal serão apresentados 14 filmes, sendo dez na mostra competitiva. A abertura oficial do 4° BRAFFTv, no dia 23, no Bloor Cinema, será com o filme Lula – o filho do Brasil, de Fábio Barreto e o encerramento, no dia 26, será com o Contador de Histórias, de Luiz Villaça.

Em competição, concorrendo ao troféu Golden Maple nas categorias: Melhor Ator, Atriz, Diretor, Filme e Público estão os curtas e médias-metragem Vento – de Marcio Salem (SP), Os anjos do meio da praça – de Alê Camargo e Camila Carrossine (SP), Recife frio – de Kleber Mendonça Filho (PE); A distração de Ivan – de Cavi Borges e Gustavo Melo (RJ); Ernesto no país do futebol – de André Queiroz e Thais Bologna (SP). Os longas são Budapeste – de Walter Carvalho (SP), Herbert de perto – de Roberto Berliner e Pedro Bronz (RJ); B1 – Tenório em Pequim – de Felipe Braga e Eduardo H. Moura (SP), Um homem qualquer – de Caio Vecchio (SP) e O Sol do meio-dia, de Eliane Caffé (SP).

O Melhor Curta eleito pelo Júri estará automaticamente classificado para o 6˚ Festival de Atibaia (2011).

Pink Brazil Festival

O aumento de produções nacionais com a temática da diversidade sexual estimulou a organização do Festival – a Puente (Brasil) e a Southern Mirrors (Canadá) – a criarem uma novo mostra: o Pink Brazil Festival. A iniciativa teve uma excelente repercussão em Toronto, que possui cerca de 75 festivais de cinema e nenhum com este perfil exclusivamente brasileiro.

A partir de 2011, serão quatro filmes sobre o tema a serem exibidos durante o BRAFFTv.

UpTo3´

Em seu terceiro ano, a mostra UpTo3´ – Brazilian Short Animation & New Media Exhibition of Toronto também apresenta novidades: ela deixa de ser exclusivamente de animação para contemplar qualquer filme de até 3 minutos produzidos para novas mídias (celular, internet, games, elevador, etc.).

O seminário desse ano, Bíblia Transmídia será realizado no Brasil, com orientação do palestrante internacional Jesse Cleverly, sócio-diretor de criação da Connective Media Solutions e ex-diretor de co-produção e aquisição de conteúdo da BBC Children. A primeira etapa será de 19 e 20 de novembro e a segunda dias 26 e 27 de fevereiro de 2010. No total 10 projetos serão escolhidos p ara receberem acompanhamento de Cleverly e participarem de um pitching com compradores internacionais. O evento é uma realização do Cinema do Brasil com co-realização do UpTo3´ e do MIS – Museu do Imagem e do Som, parceria do MinC, SAv e Fundo Nacional de Cultura e apoio do AnimaTV.

Indústria

O II Encontro dos Profissionais do Audiovisual vai promover o encontro de networking da delegação brasileira com a indústria cinematográfica, uma visita técnica a um estúdio de cinema canadense e a apresentação de filmes para compradores de televisão.

Workshop

Com o intuito de difundir ainda mais a produção cinematográfica no Canadá, o BRAFFTv realiza no dia 24, na Universidade de Toronto, o seminário “Cinema Brasileiro Contemporâneo: De Nelson Pereira dos Santos a Fernando Meirelles”, apresentado pelo Prof. Dr. Hudson Moura, especialista em cinema com doutorado em Literatura e Cinema pela Universidade de Montreal e pós-doutorado em cinema Intercultural. Os interessados podem se inscrever pelo mail workshop@brafftv.com

Pré-BRAFFTv

Aproveitando a realização do TIFF – Toronto International Film Festival, na semana anterior ao início do BRAFFTv, a organização do Festival vai promover, em parceria com a Biblioteca Pública de Toronto uma pré- BRAFFTv com o documentário Mamma África, de Alê Braga e o longa Bom dia eternidade, de Rogério de Moura (SP), com Zezé M otta, Antônio Pitanga, João Acaiabe, Renato Consorte, José Vasconcelos e Eduardo Acaiabe no elenco.