A DELICIOSA LEVEZA DE “O DIVINO ZAMORA”.

Por Celso Sabadin.

Anos 60. É sexta à noite numa pequena cidadezinha do interior da Itália. O jovem a aplicado contador Vismara (Alberto Paradossi) se prepara para mais um final de semana sem surpresas. Pelo menos é o que ele acha. Até o momento em que seu patrão o chama para lhe dizer que está encerrando as atividades do escritório. A boa notícia é que Vismara não ficará seu emprego, pois o patrão o recomendou para um novo trabalho. A má notícia é que o pacato contador terá de se mudar para a vibrante e agitada Milão, onde todos os seus colegas de trabalho – incluindo seu novo chefe – são apaixonados por algo que Vismara detesta: futebol.

Simples e divertida, a trama de “O Divino Zamora” – filme participante da 8½ Festa do Cinema Italiano 2024 – é adaptada do livro que o escritor e jornalista Roberto Perrone, falecido no ano passado, publicou em 2003. Não há grandes surpresas, e desde os primeiros minutos se desenham os bons e velhos arcos dramáticos de humor e superação que sempre estão presentes nas igualmente boas e velhas comédias românticas. A direção de Neri Marcorè – mais conhecido como ator, e aqui estreando como diretor de longas – também segue os padrões e princípios da simplicidade.

Num primeiro momento, pode-se até pensar que as características aqui citadas – sem surpresas, simplicidade, bons e velhos arcos dramáticos, etc – façam de “O Divino Zamora” um filme descartável. Longe disso: é precisamente neste registro de total singeleza que o longa encontra o seu espaço de encantamento. Tudo conta: a ingenuidade dos protagonistas, a transposição para os românticos anos 60 da Itália, a utilização das antigas canções românticas que tanto sucesso fizeram à época, enfim, a leveza.

Trafegando na contramão dos grandes e preocupantes temas contemporâneos, “O Divino Zamora” se mostra totalmente eficiente no que se propõe: um entretenimento escapista de qualidade. O que já é bem bom, não é?

 

 8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO – SÃO PAULO (SP)

Data: 27 de junho a 3 de julho

Locais:

Espaço Augusta de Cinema(Rua Augusta, 1.475 – Consolação, São Paulo – SP)

REAG Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP)

Cine Satyros Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação, São Paulo – SP)

Cinesystem Frei Caneca (Shopping Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP)

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTÁ EM www.festadocinemaitaliano.com.br