FILME E VÍDEO GAÚCHOS VENCEM O 6o. CURTA CANOA.

Os gaúchos AOS PÉS, do diretor Zeca Brito, e UM ANIMAL MENOR (foto), de Pedro Harres e Marcos Contreras, foram eleitos, respectivamente, melhor filme e melhor vídeo no VI Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA, encerrado na noite de sábado, 25, na praia do litoral cearense. Pedro Harres e Marcos Contreras, do vídeo UM ANIMAL MENOR, levaram para casa também o troféu Lua Estrela de Melhor Roteiro.

Do Ceará, Heraldo Cavalcanti ganhou o prêmio de Melhor Direção pelo filme FRACTAIS SERTANEJOS. O júri concedeu ainda menção honrosa a duas produções cearenses: os vídeos FILHOS DE REIS, de Eduardo Oliveira, e BOA NOITE ALICE, de Carlos Arthur e Henrique Oliveira.

O júri do VI CURTA CANOA foi composto pela jornalista e atriz Aurora Miranda Leão, a atriz e roteirista Iziane Mascarenhas e o cineasta Rodrigo Tasso, coordenador do projeto Canoa Faz Cinema.

HOMENAGENS

Duas homenagens foram prestadas pelo CURTA CANOA. Uma delas ao senhor Josiel Pereira, mestre de capoeira Dody, pelo seu trabalho com crianças e adolescentes da comunidade de Canoa Quebrada.

Foi homenageado também pelo CURTA CANOA o Fórum dos Festivais, pelos seus dez anos. O Fórum dos Festivais é uma entidade que congrega mais de 70 festivais de cinema no país, entre os quais, o de Canoa Quebrada. O Fórum foi representado na homenagem por Liégi Nardi, diretora do Festival de Gramado; Calebe Pimentel, diretor do Festival de Atibaia, e Mônica Braga, diretora do Festival de Tiradentes e Cine BH, que receberam o Troféu Lua Estrela de Adriano Lima, diretor do CURTA CANOA.

O VI Festival Curta Canoa foi realizado pela J.A.Lima Produções, com patrocínio do BNB, COELCE e FAZAUTO. Apoio Cultural: CTAV – Centro Técnico Audiovisual, SEBRAE/CE, ISACC, Prefeitura Municipal de Aracati e Asdecq. Este projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará ? Lei Estadual Nº 13.811, e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização da J. A. Lima Produções.

A sétima edição do CURTA CANOA já está marcada para o período de 10 a 17 de setembro de 2011.

OS VENCEDORES DO VI CURTA CANOA

MENÇÃO HONROSA

Vídeo FILHOS DE REIS, de Eduardo Oliveira (CE)

Vídeo BOA NOITE ALICE, de Carlos Arthur e Henrique Oliveira (CE)

VÍDEO

Melhor Som: ÁUREA, vídeo dirigido por Zeca Ferreira (RJ)

Melhor Direção de Arte: ROBERTO MACHADO, de 7:30 (RJ)

Melhor Trilha Original: CHEIROSA, vídeo dirigido por Carlos Segundo (MG)

Melhor Fotografia: PEDRO URANO, de ÁUREA (RJ)

Melhor Roteiro: PEDRO HARRES e MARCOS CONTRERAS, de UM ANIMAL MENOR (RS)

Melhor Direção: ANDRÉ MIGUÉIS, de PRONTA-ENTREGA (RJ)

Melhor Vídeo: UM ANIMAL MENOR, de Pedro Harres e Marcos Contreras (RS)

FILME

Melhor Som: ZÉ[S], filme dirigido por Piu Gomes (RJ)

Melhor Atriz: SABRINA GREVE, de TERESA (SP)

Melhor Ator: MAURÍCIO TIZUMBA, de O FILME MAIS VIOLENTO DO MUNDO (MG)

Melhor Direção de Arte: DALMO LOUSADA, de AO VIVO (GO)

Melhor Trilha Original: MICA FARINA, de O BAILARINO E O BONDE (SP)

Melhor Fotografia: FERNANDO VANELLI, de CORTEJO NEGRO (RS)

Melhor Roteiro: AUGUSTO CANANI, de AMIGOS BIZARROS DO RICARDINHO (RS)

Melhor Direção: HERALDO CAVALCANTI, de FRACTAIS SERTANEJOS (CE)

Melhor Filme: AOS PÉS, do diretor Zeca Brito (RS), que recebeu também do Festival, junto ao Centro Técnico Audiovisual ? CTAV, uma cópia em película de até 15 minutos.