“PASÁRGADA”, PARA VER DE OUVIDOS BEM ABERTOS.

Por Celso Sabadin.

Estreia na direção da atriz Dira Paes, “Pasárgada” é um filme raro: além de não ter medo do silêncio, ele ainda ousa “subverter” criativamente as engessadas regrinhas de narrativa que ultimamente inundaram os chamados cursos de “storytelling”, uma espécie de “coaching” de roteiro.

A própria Dira interpreta Irene, uma ornitóloga mergulhada em uma profunda pesquisa sobre pássaros da Mata Atlântica. Fugindo do próprio passado isolando-se na mata, ela se vê dividida entre seu amor pela natureza e as atividades, digamos, pouco lícitas que desenvolve durante sua pesquisa.

É nesta dicotomia que o filme se apoia. Escondido sob uma suposta capa de temática ambiental, temos na realidade um drama psicológico no qual a protagonista vive uma intensa luta interna com seus próprios fantasmas. A representação simbólica de tal antagonismo se faz notar na própria estruturação da obra, que contrapõe o bucólico e sereno canto dos pássaros à ebulição inquieta dos medos e culpas de Irene.

Dira tem assim a oportunidade de encarnar um dos melhores papeis da sua carreira. E não perde tal chance, entregando uma excelente interpretação.

“Pasárgada” surgiu de uma experiência pessoal de Dira Paes. Durante a pandemia da Covid-19, a artista se isolou entre as montanhas do Arraial do Sana (Macaé, RJ), onde o longa foi rodado. Rica em biodiversidade, a região abrange parte da Mata Atlântica e é uma das áreas mais procuradas por pesquisadores de aves no mundo, o que serviu de inspiração para a criação da história.

De acordo com a atriz/ roteirista/ diretora, “para uma ornitóloga como Irene, ouvir é ver de olhos fechados. Então a identificação do espectador é vivenciar as nuances daquele mundo de sons. Sentir o que a personagem sente é em grande parte ouvir o que ela ouve”, afirma.

Apesar de ter se submetido a laboratórios internacionais de roteiro, “Pasárgada” é uma obra pulsante e criativa, que entra agora nesta quinta-feira, 03/10, em sua segunda semana de exibição nos cinemas.