“LOS ÚLTIMOS”, ROAD MOVIE PARA O FIM DO MUNDO.

Por Celso Sabadin.

Mais atual, urgente e relevante, impossível: “Los Últimos” aborda o tema dos incêndios que têm destruído gigantescas áreas florestais, rurais e de preservação ambiental, em todo o mundo.

Para falar do geral, o roteirista, diretor e produtor paraguaio Sebastián Peña Escobar parte do particular: a região do gran chaco de seu país. Para isso, convida o ornitologista Jota Escobar e o entomologista alemão Ulf Drechsel para uma longa viagem pelo interior paraguaio. A ideia é tentar registrar os incomensuráveis danos das queimadas para a vida no planeta.

Engana-se quem pensou que um cineasta, um especialista em pássaros, e outro em insetos, percorrendo as matas poderiam gerar um documentário aborrecidamente técnico/científico. Pelo contrário: apesar da seriedade do tema, “Los Últimos” exala uma deliciosa cumplicidade sarcástica no trio que comanda o filme, mesmo porque Jota é tio de Sebastián, e velho amigo de Ulf, o que compõe um quadro de saudável irreverência entre eles, dispositivo fundamental que age como válvula de escape irônica e humorística para um tema tão pesado: a nossa própria extinção.

Neste verdadeiro road movie para o fim do mundo, os três personagens falam de ecologia, meio ambiente, de mariposas, árvores, sistemas integrados de sustentabilidade, de política, de crimes contra a natureza, humanidade, enfim, de vida. Tudo isso entre uma taça de vinho e outra, entre um baseado e outro, que ninguém é de ferro.

Afinal, como diz Jota Escobar: “A diferença entre o capitalismo e o comunismo é que o capitalismo quer que um pequeno grupo de grandes empresas destrua o planeta, e o comunismo quer que todo mundo destrua o planeta”.

Neste contexto, fica inconclusivo – pelo menos para mim – se a narração de Sebástian Escobar, imitando o tom de voz do grande documentarista chileno Patricio Guzmán, é ou não uma dos deliciosos sarcasmos de “Los Últimos”.

Coproduzido por Paraguai, Uruguai e França, “Los Últimos” foi o terceiro filme da Mostra Competitiva de Longas do 28º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Saiba mais em https://www.famdetodos.com.br