8º CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA E AUDIOVISUAL ACONTECE EM PORTO ALEGRE.

Será entre os dias 12 e 15 de Setembro o 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual (CBC), que reunirá profissionais e especialistas de todo o País, com o objetivo de articular e acumular uma discussão ampla que contemple os mais diversos segmentos do audiovisual no Brasil.

Com o tema “O que nos separa já sabemos, mas o que nos une?”, o 8º Congresso foi lançado oficialmente no último dia 11 de agosto, durante o 38º Festival de Cinema de Gramado e contou com a presença de seu presidente, Rosemberg Cariry, além do corpo diretivo, composto por Edina Fujii (Finanças), João Baptista Pimentel Neto (Articulação e Comunicação), Cicero Aragon (Executivo) e Antonio Leal (Projetos e Captação de Recursos).

Através de grupos de trabalho (GTs), painéis de discussão e atividades culturais, o Congresso colocará em pauta questões que norteiam e determinam a produção audiovisual atualmente. Produção, infra-estrutura, film comission, co-produções internacionais, pesquisa, preservação, crítica, políticas públicas, novas mídias, convergência, exibição, direitos autorias e do público são alguns dos temas que serão analisados e debatidos pelos participantes.

“Será sem dúvida nenhuma uma grande discussão das diversas cadeias e segmentos que abrangem o audiovisual em seus aspectos mais amplos. Admitindo-se a palavra audiovisual como guarda-chuva para a produção de filmes, vídeos, desenhos animados, programas e seriados de TV, jogos eletrônicos, softwares, músicas, conteúdo para telefonia móvel e para todas as convergências digitais, em trânsito na revolução tecnológica contemporânea”, afirma Rosemberg Cariry.

A idéia é que os quatro dias do Congresso resultem em propostas e diretrizes que norteiem a atividade do segmento nos próximos anos. Vale lembrar que foi do 3º CBC, realizado em 2000, também na capital gaúcha, que saiu a resolução de apoio à criação de um órgão gestor da atividade cinematográfica no âmbito do Governo Federal, que viria a ser a Ancine, constituída no ano seguinte.

Não por acaso, dez anos depois, o CBC volta à Porto Alegre para, além de dar continuidade, celebrar esse marco histórico na integração e articulação de profissionais do setor. Para isso, recebe como presidente de honra ninguém menos que Nelson Pereira do Santos, cineasta dos mais respeitados, premiados e reverenciados da cinematografia brasileira.

Entrevista feita recentemente com Rosemberg Cariry pode ser conferida através do link: http://culturadigital.br/cbcinema/?p=1072

A programação completa pode ser conferida abaixo.

O 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual acontecerá no Hotel Plaza São Rafael. Para participar dos painéis, é necessária inscrição prévia e as vagas são limitadas. As atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato.8cbc@cbcinema.org.br ou liegenardi@lnconsultoria.com.br

O nascimento do Congresso Brasileiro de Cinema

Nos anos 1950, houve dois encontros nacionais da comunidade cinematográfica que se tornaram conhecidos como “Congressos Brasileiros de Cinema”, embora na época a denominação oficial tenha sido um pouco diferente. Meio século depois, quando um grupo de cineastas buscou retomar a idéia de um amplo encontro que pudesse encaminhar um consenso possível para o cinema do país, o nome escolhido foi este. A partir de 2000, o Congresso Brasileiro de Cinema tornou-se um encontro periódico (a princípio anual, em seguida bienal). No mesmo ano, foi decidida a criação de uma entidade estável, com sede, estatutos, diretoria e existência não restrita ao período dos encontros.

PROGRAMAÇÃO DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA E AUDIOVISUAL

12/9 – DOMINGO
12h às 19h – Credenciamento
19h – Abertura
 
13/9 – SEGUNDA-FEIRA
Das 8h às 9h – Credenciamento
Das 9h às 12h – Grupos de Trabalho
GT 1: Produção / Film Comission / Co-produção internacional e Infra-estrutura
GT 2: Distribuição e Exibição
GT 3: Pesquisa / Preservação / Crítica  e Formação
GT 4: TVs,  Novas Mídias e Convergências
GT 5: Direito Autoral / Gestão Coletiva / Difusão Cultural e Direitos do Público
GT 6: Políticas Públicas / Legislação e Marcos Regulatórios / Novos Arranjos Produtivos e Ações Estratégicas
12h30 – Almoço
Das 14h às 18h – Grupos de Trabalho
19h – Jantar
21h – Programação Cultural
 
14/9 – TERÇA-FEIRA
9h às 9h30 – Apresentação das propostas do GT1: Produção / Film Comission / Co-produção Internacional e Infra-estrutura
9h30 às 10h – Apresentação das propostas do GT2: Distribuição e Exibição
10h às 12h – Painel 01: O Audiovisual no Brasil Hoje
12h30 – Almoço
14h às 14h30 – Apresentação das propostas do GT3: Pesquisa / Preservação / Crítica  e Formação
14h30 às 15h – Apresentação das propostas do GT4: TVs,  Novas Mídias e Convergências Digitais (tv, banda larga, telefônicas, jogos eletrônicos, internet)
15h às 17h – Painel 02: Preservar o Passado, Aprimorar e Ampliar Processos de Formação e Enfrentar os Novos Desafios
19h – Jantar de Confraternização

15/9 – QUARTA-FEIRA
9h às 9h30 – Apresentação das Propostas do GT5: Direito Autoral / Gestão Coletiva / Difusão Cultural e Direitos do Público
Das 9h30 às 10h – Apresentação das Propostas do GT6: Políticas Públicas / Legislação / Marcos Regulatórios / Novos Arranjos Produtivos e Ações Estratégicas
Das 10h às 12h – Painel 3: Consolidar os Avanços, Fortalecer os Direitos de Todos e Construir Coletivamente o Futuro
12h30 – Almoço
Das 14h às 18h – Plenária Geral – Aprovação das Resoluções do 8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual
19h30 – Jantar de encerramento no Hotel
21h – Programação Cultural