10ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS SELECIONA 122 FILMES.

A décima edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 122 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 22 Estados, de um universo de 843 produções inscritas. Entre os selecionados, predominam os filmes de ficção (64), seguidos dos documentários (28), animações (21) e obras experimentais (9). A lista de filmes escolhidos já está disponível no site www.goianiamostracurtas.com.br, link Filmes. A 10ª Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) e está programada de 5 a 10 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido, Colégio Santo Agostinho, em Goiânia-GO. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, Novo Mundo, via Lei Goyazes, e apoio do Fundo Nacional de Cultura, Secretaria do Audiovisual, Sebrae Goiás e Correios. O Icumam continua em busca de mais parcerias para o projeto.

Categorias – A Curta Mostra Brasil traz 52 produções. Nesta categoria, o Estado de São Paulo entra com 17 produções e o Rio de Janeiro, com oito. Destaque também para o número de curtas produzidos em Pernambuco, cinco ao todo, e no Ceará, três. A curadoria da Curta Mostra Brasil é de Maria Abdalla, diretora geral da 10ª Goiânia Mostra Curtas.

A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com a curadoria de Marcelo Ribeiro. Doze filmes foram selecionados para a mostra que contempla seis Estados e valoriza curtas que encontram alternativas para lidar com a falta de recursos. O mesmo acontece na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento.

O festival também programa a 9ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com nove curtas-metragens e curadoria de Carlos Cipriano. Além da Curta Mostra Cinema nos Bairros Especial 10 Anos, mostra itinerante que leva os seis filmes mais aclamados nos bairros da capital goiana durante a década.

Oficinas, seminário e palestra – Até 17 de setembro, o festival realiza inscrições para duas oficinas, um seminário e uma palestra, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. São oferecidas gratuitamente as oficinas Domínio de imagem, com o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho; e O ser em cena – interpretação para cinema, com o preparador de elenco Frederico Foroni; o seminário Cinema digital, com o escritor e doutor em comunicação Luiz Gonzaga de Luca; e a palestra Cinema e artes plásticas: a relação do artista com a realidade, com o cineasta e artista plástico Cao Guimarães. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival.